domingo, 10 de janeiro de 2016

De Matthews a CR7, sem esquecer Pelé e Maradona: os 58 anos da Bola de Ouro





Não se assuste com o título do post. Pelé e Diego Maradona de fato nunca foram premiados com a Bola de Ouro, mas tiveram o prazer ao menos de um ato simbólico. O argentino, em 1995, foi chamado pela revista “France Football”, que comandava a eleição, e recebeu o prêmio pelos serviços prestados no futebol. O mesmo aconteceu com o Rei, mas no palco do Kongresshaus, em Zurique, durante a cerimônia da Fifa do ano passado.

Maradona recebeu Bola de Ouro especialEntre 1956 e 1994, somente jogadores europeus podiam ganhar a Bola de Ouro, criada pela revista francesa para eleger o melhor jogador do continente. Assim, Maradona nunca havia recebido o troféu mesmo tendo brilhado com as camisas de Barcelona e Napoli nos anos 80. Pelé, que fez a carreira no Santos, também não podia receber durante sua carreira, apesar de ter conquistado três Copas do Mundo com a Seleção, duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes com o Santos.

Na sua edição de 60 anos, a "France Football" resolveu “corrigir” o passado e revisou toda a lista, valendo as regras atuais: atletas de todos os países e de todos os clubes concorrendo. Na nova relação, Pelé aparece como o maior ganhador. O Rei do Futebol ficaria com sete taças e ultrapassaria de longe o recordista Lionel Messi, que tem quatro. Maradona, por sua vez, teria duas Bolas de Ouro (clique aqui e confira a matéria).

Pelé recebe a Bola de OuroNa lista oficial, porém, os ídolos de Brasil e Argentina não aparecem. A primeira Bola de Ouro foi entregue pela "France Football" em 1956 para o inglês Stanley Matthews, do Blackpool. Em 1991, a Fifa criou o seu prêmio, chamado de "Jogador do Ano Fifa", e o primeiro a conquistar foi o alemão Lotthar Matthäus.

As duas premiações dividiram as atenções até 2009. Na Europa, maior valor para a tradicional Bola de Ouro da revista francesa. No resto do mundo, todos os olhares para o troféu da Fifa - algumas vezes, o mesmo jogador vencia os dois.

Em 2010, Fifa e "France Football" resolveram unir as forças e a entidade que organiza o futebol mundial passou a oferecer a Bola de Ouro Fifa para o melhor jogador do mundo no ano. O primeiro a ganhar o prêmio unificado foi Messi. O último, em 2014, foi Cristiano Ronaldo. Os dois voltam a disputar o troféu de 2015, com Neymar também na parada. A Festa de Gala será na segunda-feira, com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com a partir das 15h20 (de Brasília).

Confira abaixo todos os ganhadores, nas três fases dos prêmios: Bola de Ouro ("France Football", Jogador do Ano (Fifa) e Bola de Ouro Fifa ("France Football" e Fifa):
 Tabela - vencedores Bola de Ouro Fifa


Fonte:Globo Esporte/Sportv

Unknown

About Unknown

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :