De Matthews a CR7, sem esquecer Pelé e Maradona: os 58 anos da Bola de Ouro
Não se assuste com o título do post. Pelé e Diego Maradona de fato nunca foram premiados com a Bola de Ouro, mas tiveram o prazer ao menos de um ato simbólico. O argentino, em 1995, foi chamado pela revista “France Football”, que comandava a eleição, e recebeu o prêmio pelos serviços prestados no futebol. O mesmo aconteceu com o Rei, mas no palco do Kongresshaus, em Zurique, durante a cerimônia da Fifa do ano passado.
Entre 1956 e 1994, somente jogadores europeus podiam ganhar a Bola de Ouro, criada pela revista francesa para eleger o melhor jogador do continente. Assim, Maradona nunca havia recebido o troféu mesmo tendo brilhado com as camisas de Barcelona e Napoli nos anos 80. Pelé, que fez a carreira no Santos, também não podia receber durante sua carreira, apesar de ter conquistado três Copas do Mundo com a Seleção, duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes com o Santos.
Na sua edição de 60 anos, a "France Football" resolveu “corrigir” o passado e revisou toda a lista, valendo as regras atuais: atletas de todos os países e de todos os clubes concorrendo. Na nova relação, Pelé aparece como o maior ganhador. O Rei do Futebol ficaria com sete taças e ultrapassaria de longe o recordista Lionel Messi, que tem quatro. Maradona, por sua vez, teria duas Bolas de Ouro (clique aqui e confira a matéria).
Na lista oficial, porém, os ídolos de Brasil e Argentina não aparecem. A primeira Bola de Ouro foi entregue pela "France Football" em 1956 para o inglês Stanley Matthews, do Blackpool. Em 1991, a Fifa criou o seu prêmio, chamado de "Jogador do Ano Fifa", e o primeiro a conquistar foi o alemão Lotthar Matthäus.
As duas premiações dividiram as atenções até 2009. Na Europa, maior valor para a tradicional Bola de Ouro da revista francesa. No resto do mundo, todos os olhares para o troféu da Fifa - algumas vezes, o mesmo jogador vencia os dois.
Em 2010, Fifa e "France Football" resolveram unir as forças e a entidade que organiza o futebol mundial passou a oferecer a Bola de Ouro Fifa para o melhor jogador do mundo no ano. O primeiro a ganhar o prêmio unificado foi Messi. O último, em 2014, foi Cristiano Ronaldo. Os dois voltam a disputar o troféu de 2015, com Neymar também na parada. A Festa de Gala será na segunda-feira, com transmissão ao vivo do GloboEsporte.com a partir das 15h20 (de Brasília).
Confira abaixo todos os ganhadores, nas três fases dos prêmios: Bola de Ouro ("France Football", Jogador do Ano (Fifa) e Bola de Ouro Fifa ("France Football" e Fifa):
Fonte:Globo Esporte/Sportv