A temporada passada foi de vacas gordas para o Barcelona com os títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei, mas ficou um gostinho amargo pela queda considerada precoce na Liga dos Campeões - foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas quartas de final. As comparações com a temporada anterior (2014/15), quando o time faturou a tríplice coroa, foram inevitáveis. Então, a expectativa de todos no Barça e também da exigente torcida é, principalmente, pela reconquista da Europa, no torneio de clubes mais importante do mundo. A caminhada começa nesta terça-feira, contra o Celtic, no Camp Nou.
Outro ponto em comum no "Tridente" é o ânimo renovado: Messi voltou atrás da aposentadoria na seleção argentina, Suárez busca manter os excelentes números da temporada passada e vive a expectativa de estrear entre os três finalistas da Bola de Ouro, e Neymar acaba de ser campeão olímpico com o Brasil e de ampliar o contrato com o Barcelona até 2021.
O Barça, no entanto, vem de um tropeço, ainda que com time misto. Após duas vitórias noCampeonato Espanhol, perdeu para o Alavés, no Camp Nou, no último sábado, por 2 a 1. Também em função disso, o técnico Luis Enrique trata o triunfo contra o Celtic como obrigação.
- Tendo em conta que é uma competição curta, muito curta, e que devemos ser um time confiável, começar bem é básico, ainda mais vindo de uma derrota inesperada. Mas é melhor nos concentrarmos nas coisas que devemos fazer no terreno de jogo - disse o comandante blaugrana.
Do lado do Celtic, houve muitas mudanças recentes, e elas estão dando certo. Chegaram o técnico Brendan Rodgers, ex-Liverpool, o zagueiro Kolo Touré, ex-Liverpool e Arsenal, o meia-atacante Scott Sinclair, ex-Chelsea e Manchester City, entre outros. O time é líder do Campeonato Escocês com 100% de aproveitamento e um jogo a menos, e vem de uma goleada de 5 a 1 no clássico com o rival Rangers no sábado passado. Mas, contra o Barcelona, o buraco é bem mais embaixo. Ainda assim, o treinador mantém muito viva a esperança de surpreender o adversário.
- Como técnico, você tem que entrar em todos os jogos acreditando no resultado positivo. Respeitamos que esse é indiscutivelmente o melhor time do mundo, com um trio de ataque que talvez seja um dos melhores da história. Mas nosso time tem muita fome e muita vontade de ir bem a cada treino, a cada jogo. Será uma partida muito difícil, e é nesse tipo de jogo que gostamos de estar envolvidos. Entraremos com um plano que possa nos trazer um resultado positivo - disse o técnico norte-irlandês, que reencontrará o amigo Luis Suárez, a quem comandou nos Reds.