Nesta segunda-feira, a Conmebol informou que o volante Fred, do Shakhtar Donetsk, está suspenso por um ano por ter sido flagrado no exame antidoping durante a disputa da Copa América, no Chile, pela seleção brasileira.
O pesado gancho é retroativo, ou seja, vale desde o dia 26 de julho, quando o jogador fez o exame no qual foi constatada a presença da substância hidrocloroatiazida, considerada mascarante, em seu organismo.
A suspensão vale apenas para competições sul-americanas, então o volante pode seguir atuando normalmente na Ucrânia, a menos que a Fifa também decida puni-lo. A princípio, o atleta de 22 anos fica de fora da Copa América Centenário, edição comemorativa do torneio a ser realizada em junho de 2016, nos Estados Unidos.
À época do exame no qual o volante ex-Internacional pego, a CBF divulgou comunicado afirmando que a substância encontrada em seu organismo não faz parte da relação de medicamentos utilizada pelo corpo médico da Seleção Brasileira, e demonstrou solidariedade ao atleta.
O jogador, por sua vez, nega ter feito uso de produto proibido e deve recorrer da decisão, que, apesar de divulgada nesta segunda, foi tomada a partir de julgamento realizado no dia 6 de novembro, na capital paraguaia Assunção.
Fonte:ESPN